Finalizado Programa Movimento 5 Stelle para os Italianos residentes no Exterior

0
276

Apresentado no Congresso Movimento 5 Stelle, que aconteceu na cidade de Rimini, Itália , o documento  sera´votado por todos os militantes do Movimento 5 Stelle.

Conforme histórico Movimento 5 Stelle, adiantando os prazos, foi escrito o Programa Movimento 5 Stelle para os Cidadãos Italianos Residentes no Exterior.

Trata se de um programa, criado através das contribuições de italianos que moram em todos os lugares do planeta, America do Sul, America do Norte, Centro America, Africa, Europa, Asia, Oceania.

O documento se apresenta em duas formas : a primeira resumida, aonde se concentram os assuntos que o Movimento 5 Stelle quer debater, e a segunda, mais especifica, aonde são elencadas as referências, assim como os links relativos a legislação atual.

Deixar a Itália para morar no exterior não e´nada fácil, os Italianos que vivem no exterior conhecem muito bem as dificuldades que se enfrentam em terras alheias, assim como o sentimento de revolta em ver a nossa amada Itália mal tratada e humilhada em décadas de politicas erradas.Nos que representamos a imagem da Itália no mundo , não podemos ficar parados em relação aos abusos cometidos também fora da própria Itália, e isso na impunidade total.Os costumes do sistema partidário italiano afetam e contaminam todas as instituições ou órgãos de representatividade do Estado Italiano também no exterior.

Nossos antepassados, saindo da Itália em condições de ​extrema ​pobreza , se interessaram em deixar para os novos imigrantes um apoio no Pais de residencia, através de representantes institucionais, de forma que a voz do quem mora no exterior p​u​desse chegar ate´a Itália.

Em vez disso, ao longo dos anos, os órgão de representatividade dos Italianos no Exterior se tornaram currais eleitoreiros, poucas são as ações e projetos que foram implementados para os Italianos que moram no exterior.

Por sorte o Movimento​ ​5 Stelle chegou também no Exterior, criando uma comunidade a cada vez maior, aonde se compartilham somente princípios de honestidade e transparência entre militantes.

A comunidade conta com militantes espalhados nos 5 Continentes, Europa, Asia, Africa, America e Oceania, cidadãos  que querem colocar um freio e conferir novamente dignidade aos Órgãos que deveriam representa los, alem de simplificar os processos e melhorar a fiscalização sobre os mesmos órgãos.

Esses cidadãos amam o próprio Pais, mesmo morando em terras distantes e agora cansaram de ver políticos que procuram adquirir votos sem se preocupar dos verdadeiros problemas que atingem essa parte da população italiana que vive no exterior.

Apos inúmeras reuniões on line, entre militantes e apoiadores do Movimento 5 Stelle, pela maioria residentes no exterior, após anos de discussões e debates entusiasmantes, surgiu um documento, um plano, uma plataforma, que procura encontra​r​ soluções para os problemas dos Italianos que moram no exterior.

Aqui então os principais temas :

  1. Reorganização dos Órgãos de Representatividade dos Italianos Residente no Exterior, incluindo uma reforma radical dos Com.It.Es. e CGIE (Consiglio Generale Italiani all´Estero)
  2. Reforma do sistema AIRE, para se tornar mais eficiente e útil para os cidadãos.
  3. Reforma do sistema eleitoral no exterior, atualmente feito através correio, o que o torna pouco seguro e vulnerável, alem de não garantir os princípios fundamentais da Constituição Italiana , ou seja unicidade e sigilo do mesmo voto.
  4. Reforma normas mídia e imprensa no exterior financiada pelo Estado Italiano
  5. Reforma dos Patronati (Órgão Priva​d​o financiado pelo Estado Italiano, o qual oferece serviço de despachante para processo de aposentadoria frente o INPS)
  6. Reforma Sistema Único de Saúde para Residentes no Exterior
  7. Reforma do Modelo da Promoção da Cultura Italiana no Exterior
  8. Reforma Norma sobre imposto Imóvel Único na Itália, que assim como esta´ sendo cobrado hoje em dia, gera disparidade entre cidadãos.
  9. E por fim,o grande lance, o sonho de um Website para Residentes no Exterior, que ira´reunir todas as Instituições, ira´proporcionar acesso as contas do Estado Italiano, informações, reuniões em Streaming, podendo o cidadão participar as propostas de leis levadas ao Parlamento através de quem nos representa ou deveria representar nos.A tecnologia existe , vamos usa la!

Nosso desejo e´que essa tentativa possa conferir novamente dignidade, reputação e esplendor ao nosso Pais no exterior e que os cidadãos possam, a pesar das ideias politicas de cada um, ser envolvidos para debater juntos, encontrar soluções aos problemas de quem mora no exterior e leva las aos nossos representantes políticos.

Na realidade tudo acontece pelo envolvimento do cidadão, responsabilizando lo, ao fim que possa desempenhar um voto consciente e correto.

Infelizmente muitos irresponsáveis se aproveitam das faltas de informações e policiamento no exterior ao fim de conseguir votos com o dinheiro dos contribuintes, inclusive imaginamos que deve ser muito bom girar o mundo fazendo propaganda com o dinheiro do contribuinte italiano!Esse joguinho esta quase a quebrar, já já vai acabar , a partir de agora esses atores irão sentir uma marcação cerrada por parte de cidadãos que querem de volta o controlo das Instituições.